quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Eu faço cinema!

Queria contar nos dedos às pessoas que fazem com paixão e vivem a maior parte do seu tempo dedicados a uma determinada profissão. Eu, particularmente, exerço múltiplas funções. Sou estudante, repórter, editor e aprendiz de cineasta. Esta última, a mais importante, sem sombra de dúvida. Mas prefiro levá-la como atividade prazerosa, do que considerá-la uma profissão. Afinal, fazer cinema é como se fosse um lazer para mim. Poderia deixar de almoçar, sair com os amigos, dormir, beber... para pegar uma câmera e filmar aquela história que projetei na escrita. E esta paixão começou desde cedo. Mas saibam que não se trata de uma paixão passageira, destas de amores que vem e vão ou considerações que se perdem com o tempo. É uma paixão que vou levar para a vida toda.

Faço cinema sim, desde os meus 15 anos. E comecei a gostar desta atividade, quando me tornei fã número da famosa série Scream - Pânico, do mestre Wes Craven. Não é atoa, que o “O Quinteto”, meu primeiro filme e longa - metragem tenha sido inspirado nesta obra. Quero lembrar a todos, que moro na fronteira, bem no interior do RS. Naquela época, em meados de 2002, não existia profissionais da área e as gravações eram todas feitas em VHS. Quando me posicionei frente aos meus colegas e conhecidos, decidido que queria filmar um filme em São Luiz, pode-se imaginar que todos eles não acreditariam que isso seria possível. Louco, sonhador, maluco, desocupado. Do que mais me chamaram? Se você foi um deles, tente me recordar dos tantos nomes.

Na verdade, era uma idéia ousada sim, mas não impossível. O que é impossível?
O jeito foi compartilhar minha pretensão maluca com os amigos mais chegados, aqueles que te acompanham em tudo. Juntamos um boa galera e fomos a luta. De espada a armadura. Com 300 pila no bolso e um cinegrafista de uma pequena produtora, o “Carlão”, fizemos o filme acontecer. Jamais irei esquecer a imensa fila no dia do lançamento, que dobrava duas quadras da praça central de São Luiz Gonzaga. Jamais vou esquecer também das críticas após a exibição, é claro. Eram mais críticas, do que elogios. Foi aí que descobri a dura realidade que acabara de me lançar.

Fiz o segundo filme, “Jovens em Pânico”, uma seqüência de O Quinteto, resguardando os sobreviventes do primeiro filme nesta continuação. Agora, com duas produtoras envolvidas e mais gente no elenco. É claro que depois do primeiro, as pessoas viram que a coisa não era brincadeira e que iríamos continuar. Bonito foi ver as crianças e alguns jovens acompanhando a seqüência do filme, querendo saber sobre o futuro dos personagens, se iriam sobreviver ou como iriam ficar. A minha idéia maluca estava dando certo. E deu tão certo assim, que outros aspirantes de cinema começaram a seguir a idéia e a produzir mais filmes na cidade. Surgiram mais longas em São Luiz, curtas em Santo Antônio das Missões e região. Tanta gente querendo aprender o ofício. Magnífico. Fico orgulhoso de ter me tornado o pioneiro do cinema na região das missões ou até mesmo do Sul, se tratando de longa – metragem ou pelo simples fato de ser um jovem.

Tempo passa.. entrei para faculdade de publicidade e acabei aprendendo um pouco da área. Faz sentido, porque é uma profissão relacionada de alguma maneira com o cinema. Me tornei instrutor do curso de audiovisual na cidade, a convite dos coordenadores do Ponto de Cultura e começamos a produzir mais e mais. Agora com muito mais maturidade e idéias elaboradas, visões de mundo e leitura.
Mas aonde eu queria chegar com a postagem de hoje era exatamente no nosso último filho do cinema : “O Caso Sócrates”, um roteiro que havia inscrito há quatro anos e só pude realizá-lo nestes últimos meses. E não é que o projeto engavetado saiu da gaveta e rendeu bons frutos? Na última semana, ele foi exibido em um dos mais importantes festivais do Brasil, o 36º Festival de Cinema de Gramado, sendo classificado na mostra não competitiva da AGAUVI. Daria para imaginar?


Isso é só o começo. Temos muito que aprender. As maiores obras pertencem aqueles que se atrevem a passar noites em claras, finais de semana de trabalho e dias e mais dias estudando para ver seus planos se concretizarem. Porque cinema é isso. É envolver pais, amigos, vizinhos, é trabalhar em equipe e valorizar as coisas simples. Inconscientemente todos ao meu redor, fazem cinema . E nada mais gratificante do que você conseguir mostrar que as possibilidades mais impossíveis podem se tornar reais. E eu agradeço à todos aqueles que participaram comigo destes projetos, sem vocês eu não seria nada!
Às vezes, as pessoas não executam algum plano porque imaginam que jamais conseguiriam. Mas a gente pode mostrar exatamente o contrário. Geralmente podemos e tentar fazer é o mínimo que devemos esperar de nos mesmos. Eu faço cinema galeraaa, e com paixão...sempre
!

7 comentários:

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muitooo bem Alexx...
é,do pouco q t conheço, jah deu p percecer, vc tem dom p/ coisa...;)
Sonhar e fazer acontecer,isso seria uma das definições q pode se aplicar a ti...
Boa sorte p ti nessa tua vida de cineasta, tu vai longe anjoo!!!

Bjooo!!

Unknown disse...

Oii anjoo..

eu akompanho essa tua trajetoria desdu komeço...
i sei bem komo eh..não foi nada facil
tirar du papel akele sonhoo taum esperadoo..taum imaginado...
mas tu konseguiuu..i olhah hj
kuantah koiza tu ja fezz...

tipo agent sabe komo eh..ainda mais
em cidade pekena..
ah maioriah n acreditava..achava bsteira...riam..
mas nu fim..acho ki ah cidade toda foi asistii u lançamento du filme..

i esses ki falam mal..garanto ki eh inveja..por naum ter imaginação..n ter talento..i naum ser assim komo tu ehhh..

anjoo..te desejo toda ah sorte du mundo...
tu jah fez muitah koiza kum taum poko..imagina agorahh..
sabe..tu vai ter muitoo sucessoo..eh soh acreditarr...i indo assim desse teu jeitinho...korrendo ..batalhandooo...

ii n skeça neh..konta cmpre cmg..

bjO maraaa ;)

Luciene Ferrari disse...

É, não fui eu que escrevi aquele texto no meu blog. Mas de qualquer forma, obrigada pelo elogio, haha!

Sobre cinema, acho linda essa tua paixão. Eu também gosto, e tô super empolgada pq temos que gravar um curta agora na matéria de Cinema e Literatura. Não tenho experiência nem nada, mas nunca é tarde para aprender.

Ah, tu já viu o filme Saneamento Básico? Provavelmente sim, maaas, se não viu, olha, porque é muito bom e trata sobre cinema amador, hehehe.

Bom... Adorei o textinho e tu também escreve muito bem. ;)
Beijo coleguinha quiridooo!

;***

Naay Bäck. disse...

Olaaaa amadinhoo... to passando rapidinhoo, mas retorno para ler a materia ok :D

BEIJOOS

Aline disse...

Nós fizemos cinema!

Que chamem de malucos, idiotas, metidinhos, nariz empinado, desocupados... Que seja!

até porque...se tem uma coisa que não somos é desocupados...afinal, a gente trabalha, estuda, viaja todo dia e sim, ainda achamos tempo pra desempenhar o que mais gostamos: fazer filmes... podem ser longas, curtas, documentários ou qualquer tipo de vídeo! O que importa é que nós tentamos! Imaginamos, criamos, colocamos as idéias em prática, afinal, idéia na gaveta não tem valor algum!

Pode não ser perfeito...de fato, não é! Mas existe alguma coisa no mundo que não tem erros??? Se alguém acha que faz tudo certo, exato, perfeito, então que atire a primeira pedra!

É fácil fazer cinema? experimenta criar um roteiro, procurar pessoas interessadas nele, conseguir dinheiro, fazer uma estréia e ainda ter que ouvir tudo aquilo que já foi citado... Experimeta ficar noites sem dormir, não ter tempo pra almoçar, arrumar um horário que todos possam gravar, muitas vezes ter que tirar dinheiro do próprio bolso porque é difícil, muito difícil de conseguir apoiadores (que não sejam verbais) e ainda encarar tantas pessoas que não dão o mínimo valor...

Quantas vezes já foram ditas "não faço mais filmes", mas agora chegou a hora de dizer: "não paro nunca mais!"

Sim... Estamos "dando a cara a tapa"!

O que importa nisso tudo? Talvez fazer a diferença... mas o principal, fazer aquilo que mais gostamos!

Mas aos poucos, as coisas estão melhorando, para nós é claro... reconhecimento de pessoas com olhar profissional... talvez algumas oportunidades que não surgiriam se não fossem estes nossos "filminhos"...

Eita desabafo brabo!

:O

Bjos