quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Meu primeiro emprego

Comecei a pegar no batente desde cedo, oficialmente aos 17 anos. Antes disso, fazia uns bicos por aí. Digo, vídeos por aí. Talvez eu tenha me preocupado muito cedo em trabalhar, achando que eu deveria garantir anos de experiência para a minha carreira e também engordar meu currículo vitae. Preocupação que já dura quatro anos. É o tempo de experiência no Jornal A NOTÍCIA, de São Luiz Gonzaga, como repórter e editor.

Em agosto de 2004, ingressei na redação e como qualquer iniciante, achava que em algum momento poderia ser demitido. Era uma neura braba, medonha. Me achava jovem demais e como iniciante, tinha grandes planos de seguir carreira e os medos em torno dela eram inevitáveis. Recordo que na primeira semana, quando fui chamado até a salinha de pagamento, fiquei surpreso, sentindo cheiro de demissão no ar. Recebi o dinheiro e por entendimento próprio tinha certeza que havia sido demitido. Fiquei calado, desliguei o computador e fui embora. Chegando em casa, quase aos prantos (haha, acredite), resolvi ligar para um dos colegas da redação, na tentativa de descobrir o que aconteceu. Foi então que descobri o grande mal entendido. Todos os funcionários de A NOTÍCIA recebem o salário no final da semana.



A partir dali, era hora de aprender a ter mais confiança e exercitar toda esta paixão pela escrita através das reportagens. Jamais imaginei me tornar repórter de um jornal. Meu sonho sempre foi trabalhar com vídeo, criação, imagem, cinema. Mas acabei caindo de pára-quedas no jornalismo. E hoje, devo todas as minhas conquistas a este emprego e aos profissionais que trabalham lá. Me permitam destacar cada um deles. Meus chefes, não são chefes que se encontram por aí, ralhando, dando sinais de autoritarismo ou soberba. Meus chefes são profissionais que te permitem avançar ao lado deles, com liberdade para se expressar, modificar e crescer. José Grisolia Filho e Newton Alvim me acompanham diariamente nesta loucura que é fazer jornal. Acredite, nosso trabalho funciona como uma locomotiva. Precisamos um do outro para funcionar.


Quem conhece a rotina de A NOTÌCIA em véspera de edição, sabe do que estou falando. Somos movidos pelo estresse, pelo cafezinho preto, pela rapidez instantânea. Felizmente, sabemos conduzir com serenidade o trabalho que nos cabe e lidamos com tranqüilidade com os imprevistos que acontecem. Não é atoa que já são 74 anos de trabalho. As lutas diárias da comunidade possuem espaço privilegiado nas páginas do jornal, que assim contribui intensamente com o progresso desta terra. Temos perseguido todos os dias essa isenção. Procuramos controlar nossas paixões, para que o leitor seja contemplado com um relato fiel, sem conduzimos a uma conclusão que desejamos. Hoje somos a empresa mais antiga da cidade e a única de um único dono, fundado por José Grisolia até hoje pertence a sua família.


Me sinto honrado em fazer parte da história de A NOTÍCIA. Essas lembranças e episódios se perpetuarão por outras tantas dezenas de anos. A paixão pela empresa, lembramos através da garra de seu José. As matérias jornalísticas, pela seriedade e entrega do repórter Antônio Correa. As poesias e cultura, através de Jorge Fagundes e outros que partiram. Mas que permanecem entre nós, como o melhor exemplo a pairar sobre este veículo de comunicação.

5 comentários:

Unknown disse...

Trabalho digno. Este orgulho deve ser grande mesmo brother, uma empresa com mais de 70 anos.
Show

Movimentadores disse...

Tadinhooo, axo ke tinha sido demitido hehehehe!!

Acontece, tambem já tive essas inseguranças ...
Mas percebemos que somos fortes, e que superamos nossos medos, quando metemos a cara a tapa!!!!

Não saia da publicidade!!!!!! Vc tem uma mente brilhante!!!

Beijooosss

Naay Bäck. disse...

Oiii fui ke comentei com o nik movimentação ta!!!

Me inspirei na tua postagem e fiz uma materida de mim tambem :D
eh longa mas vale a pena ler!!!!


Beijooos


AAA tu ja fez cinema e literatura????

Aline disse...

Ahhh
Alex,
tbm caí sem querer no jornalismo e um dia vamos tá lá trabalhando só com cinema... Mas enquanto isso não dá dinheiro, jornalismo também é legal!

;D

Mas...
Só uma dúvida...
Naquele tempo que fiquei no A Notícia, eu não precisei me manter a base de café...
Só água, muita água no calorzão do verão né...
Mas diz pro pessoal do AN relaxar...
;D

DAIANA WEBER CHAGAS CORVELO disse...

Meu primeiro emprego... lembro muito bem quando o Sr ISo me disse, Daiana tem uma vaga em X lugar, te indiquei vai la falar com eles. E eu fui! Meu primeiro emprego!
Lembra Alex, eu vivia no A noticia, levando materias, publicidades e sempre com medo de me demitirem,, revoltada com situações, faz parte. Teus conselhos foram importantes!
Aprendi muittooo neste tempo...
Apesar de ter escutado de ti mil vezes: realiza Daiana!
de não ter ido trabalhar no dia seguinte a teu aniversário.. ah por que será?
MAs valeu apena! Hoje estudando na UFSM, percebo como os primeiros alicerces que construi nos meus estagios no CIPEL, na rádio foram importantes para a minha formatação profissional.
O primeiro emprego não é apenas inicio, é tudo!