quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O feitiço vira contra o feiticeiro



Eu não acho, eu tenho certeza. O feitiço sempre acaba virando contra o feiticeiro. Me desculpem feiticeiros e feiticeiras de plantão, mas aqui se faz, aqui se paga. Este ditado ou frase popular, geralmente usada em várias ocasiões, inspira histórias ficcionais. Muitas delas sobre bem e o mal, caminhando lado a lado. Pois bem, eu não vim até aqui para falar de feitiço inventado com boneco de vodu, velas vermelhas ou com galinha preta. Eu vim falar do que a vida ensina, para aqueles que desejam ou fazem o mal.

Existe uma comunidade no orkut que diz mais ou menos assim. “Tudo que você planta, você colhe.Toda ação, tem uma reação.Quem com ferro fere, com ferro será ferido.O bem que você faz, você recebe de volta e o mal também. Não faça com os outros o que você não quer que façam com você . Porque tudo que vai, volta. Às vezes com a velocidade, potência e intensidade muito maior”. Estas são constatações discutidas por internautas que já sofreram algum tipo de rasteira e deram a volta por cima. Ironia do destino? Justiça? Coincidência? Como explicar? A verdade é que todos nós um dia passamos por situações como essa. Digo, aqueles que não desejam o mal e, por favor, juntem-se a mim.


Desejar o mal pode ser um ato involuntário, principalmente em momentos de raiva e ódio. Diferente do que desejar e praticá-lo diariamente. O bom seria se tivéssemos a certeza que as pessoas que aprontam ou desejam o nosso mal, um dia irão receber uma resposta como troca. Enquanto a certeza não existe, permanece o bom senso em descobri-lo com a vida, vivendo situações que constatam a existência da palavra justiça. A justiça que bateu na minha porta há uns quatro anos atrás, em uma época de carnaval. Havia realizado uma cobertura de fotos para o jornal A NOTÍCIA em diversas páginas, com retratos dos foliões e amantes da festa do momo em São Luiz. Uma bonita cobertura. Depois de uma semana, enquanto redigia uma reportagem, meu chefe chegou até a minha mesa e entregou uma folha impressa, de um e-mail enviado e identificado com Leitor de A NOTÍCIA. Vou tentar transcreve-lo: “Parabéns pela maior cobertura feita pelo jornal. É muito desprezível ver que um repórter destacou apenas nas fotos amigos conhecidos. Percebo que um veículo de comunicação como esse, somando mais de 70 anos está perdendo sua conduta séria”. Jamais vou esquecer daquele dia, porque também foi o dia que meu pai faleceu. Aquele e-mail caiu como uma segunda bomba. Foi um e-mail anônimo, cheio de palavras de ódio, ciúme e rancor, bem maior do que transcrevi. Queria encarar aquela situação como uma crítica construtiva. Mas se tratava de um e-mail anônimo, de alguma pessoa sem coragem e caráter para assumir o que fez.

A minha resposta foi o silêncio. Resolvi ignorar, visto que tinha certeza de ter prestado um trabalho imparcial. No outro dia, a surpresa maior. Meu chefe ficou espantado com tanto ódio vindo daquele e-mail. Meu trabalho foi recompensado e o feitiço virou contra o feiticeiro. Fui efetivado no cargo de repórter, no qual permaneço há cinco anos. Me desculpem feiticeiros e feiticeiras de plantão, mas aqui se faz, aqui se paga. Este ditado ou frase popular, geralmente usada em várias ocasiões, inspira histórias ficcionais. A minha foi real. Plante o bem para colher o bem e estejam preparados para enfrentar o mal que nos cerca diariamente. Visto que a vida nada mais é, do que viver e aprender com cada coisa que acontece.


3 comentários:

Aline disse...

Que nojo me deu ao ler isso Alex!
Não tem noção!
Acho que vc fez a coisa certa, mas essas pessoas deveriam falar na cara...
Isso não se trata de opinião, isso é querer atingir uma pessoa!

E também...
não é fácil trabalhar com comunicação em uma cidade pequena...
Não é fácil assim conseguir notícias e tal!

Mas como vc disse, aqui se faz aqui se paga!

Unknown disse...

Aiii com certezah ah melhor respostah i mais inteligente eh o silencio....
comoo cmpre digoO "aos idiotas, o meu silencio" huahuahuahauhau
nadah doi mais ki issoO.

i com certeza akilo ki tu faz de alguma formah tu vai pagar um dia..pode ateh nem ser du msmo jeitoo..mas geralmente o sofrimento eh maiorr :P

i naum adiantah kere c vingar..eh soh esperar ki ah vida c incarregah disso OOhhh HUAHAUHAU

tu sabe neh...du q to falandoO

mas era issooO
i nem te prokupa...existe muitas pssoas invejosas
aindah mais pq tu eh talentosO :)

bjO adoro Teeee

Naay Bäck. disse...

Por isso que digo "desejo que Deus de em dobro para vc tudo o que me desejares para mim"

Procure sempre levar como critica construtiva, pois qq comentario anonimo não é valido, não tem carater e muito menos moral!

Beijoos